Seguro Desemprego Web com certificado digital 2023
Pensando nisso, desde 2014 o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vem permitindo e fornecendo uma plataforma 100% digital para a realização de alguns procedimentos pelo portal. Abaixo você vai entender um pouco mais sobre o Empregador Web e o Certificado Digital. Vamos lá!
Hoje em dia a taxa de desempregados no Brasil está altíssima e consequentemente a burocracia para conseguir o seu seguro-desemprego está ainda maior.
Conteúdo
O que é seguro desemprego web com certificado digital
Em suma, o Empregador Web é uma plataforma ou aplicativo que facilita e diminui a burocracia entre o empregador, governo e o empregado. Dessa forma, com um portal 100% online, é possível do conforto da sua casa solicitar o benefício diretamente pelo ambiente virtual
Além disso, é possível que as próprias empresas de forma rápida e simples envie o seguro-desemprego 2023 diretamente pela plataforma.
Como enviar o seguro desemprego no Empregador Web
A fim de ter todos os benefícios informados acima, antes de tudo é de suma importância ter o Certificado Digital, para isso, o e-CNPJ ou o e-CPF podem ser utilizados sem problemas. Abaixo você vai entender como enviar o seguro-desemprego com o Certificado Digital.
Etapas para enviar o seguro-desemprego pelo Empregador Web com o Certificado Digital
Etapa 1
Para quem está acessando o sistema pela primeira vez, é de suma importância cadastrar o gestor e procurador. Veja como pelo passo a passo abaixo:
- Passo 1: Após estar com o certificado válido e ativo, clique aqui;
- Passo 2: Ao acessar, clique em “Cadastrar Gestor” e informe todos os dados solicitados. Lembrando-que, o nome e o CPF informado deve ser do sócio proprietário da empresa, ok?
- Passo 3: Agora o próprio Empregador Web vai enviar pelo e-mail cadastrado um login e senha gerado automaticamente;
- Passo 4: Com tudo pronto, volte para o site informado acima;
- Passo 5: efetue o seu Login com o Login e a Senha enviado pelo e-mail cadastrado, porém, antes disso, insira o seu PIN caso seja solicitado.
Etapa 2
- Passo 6: Dando sequência ao passo a passo, clique no “CNPJ” da empresa que vai emitir diretamente o seguro-desemprego web.
- Passo 7: Dentro da página, localize no menu superior o acesso ao requerimento e posteriormente clique em “Cadastrar requerimento”;
- Passo 8: Por fim, preencha todas as informações solicitadas e clique em “Cadastrar”. Pronto! Basta imprimir o documento e pedir para o trabalhador assinar e logo dar entrada ao benefício.
Empregador web sem certificado digital
Para as empresas que não possuem o Certificado Digital, atualmente o próprio site da Secretaria do Trabalho, através do Empregador Web disponibiliza no menu principal ambas as opções, tanto “COM Certificado Digital”, como “SEM Certificado Digital”. Acesse a página de escolha aqui.
Ao acessar na opção sem o Certificado Digital, é importante seguir com atenção os dados solicitados, porém, o passo a passo tende a ser o mesmo, basta clicar na opção, inserir o usuário e a senha, selecionar a empresa e clicar no CNPJ da empresa que vai emitir o benefício.
Com a finalidade de ter mais informações, acesse o site oficial do Empregador Web ou fale diretamente com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).